quinta-feira, 9 de outubro de 2014

IDENTIDADE E COESÃO - ESSA É A NOSSA MISSÃO.


PORQUE BUSCAR A IDENTIDADE?

Com a criação do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo – é necessário buscar a  representação mais efetiva da atuação do conselho no Tocantins nas questões: no plano  social, político e institucional, para que possamos ter poder, nas tomadas de decisões, em  problemas relacionados a cidades e as questões urbanísticas, que envolvem a qualidade de vida das pessoas. Essa é a IDENTIDADE que queremos.

PORQUE COESÃO?
Sem integração, sem equilíbrio, sem planejamento, sem trabalho ficamos à deriva, em relação  às questões relacionadas à nossa profissão. A nossa união fortalece o nosso principal objetivo que é: a importância da nossa profissão na vida das pessoas e na vida das cidades ou no meio  ambiente. Por isso precisamos de COESÃO.

PROPOSTA DE TRABALHO:

Nossa proposta de trabalho envolve três pilares básicos:

1-      ATIVIDADES ORDINÁRIAS:

São aquelas definidas na Lei 12.378/2010, que criou o CAU relacionadas às questões:

1.1 Operacionais – serviços e procedimentos legais, conforme a legislação do CAU, para o exercício da profissão de Arquiteto e Urbanista.

1.2 Fiscalização – promover o ordenamento no exercício da profissão através da fiscalização dos serviços profissionais.

1.3 Ações Educativas – Essas ações visam promover o entendimento e a orientação da legislação e das boas praticas profissional, assim deixando a punição para uma última instância.   

2-    ATIVIDADES INSTITUCIONAIS:

O conselho (visto na sociedade) deve empreender de forma articulada com as instituições e entidades da sociedade, com vistas a participar e a contribuir com os diversos processos sociais aos quais se relacionam:

2.1 Na Universidade: articulações com as instituições de ensino com vistas a contribuir para a melhoria da formação profissional fazendo a COESÃO através do intercâmbio entre as ações do CAU e essas instituições.

2.2 Governos e Instituições: Articulações com órgãos públicos municipais estaduais e federais, bem como empresas privadas e entidades de classes, com vista orientar e dar total cumprimento a legislação que preserva o exercício profissional e a promoção da boa Arquitetura e Urbanismo. Como exemplo podemos ilustrar: Articulações para o cumprimento do piso salarial da categoria; Estudos de viabilidade para implantações de cursos de Arquitetura e Urbanismo no Tocantins e outros.

2.3 Participação mais efetiva nas definições de politicas públicas incidente sobre o espaço urbano: Planejamento e planos urbanísticos e habitacionais; Planejamento de planos voltados para o meio ambiente; transporte e mobilidade urbana e outros.           

2.4 Participação nos fóruns e órgãos colegiados deliberativos ou consultivos, que definem as políticas urbanas. Exemplos na abordagem de temas relevantes como: O caso da região do Luzimangues - Porto Nacional; Vazios Urbanos; Verticalização no meio urbano; Planos Diretores e outros.   

3-  ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DA ARQUITETURA E URBANISMO:

Atividades para valorização da profissão e para desenvolvimento do exercício profissional:       

3.1 – Apoio e Promoção:

3.1.1 Cursos de Pós - Graduação Lato Sensu ( Especialização  aperfeiçoamento) e mini cursos.

3.1.2 Exposições de Projetos, Fotografias, Mostras de Arquitetura e outros.

3.1.3 Promover debates identificando e diagnosticando os principais problemas Arquitetônicos e Urbanísticos das cidades dos Tocantins.

Ressalta-se que todas as atividades de apoio e promoção serão realizadas em parceria com as entidades de Arquitetos e Urbanistas e que agregam Arquitetos em seu quadro. Desta forma, além de aferir maior lisura às ações, o conselho buscará junto às entidades o cumprimento das suas funções junto aos profissionais de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Tocantins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário